domingo, 30 de janeiro de 2011

Como a Energia se Manifesta



Sabemos que a matéria nada mais é do que a manifestação de energia num outro nível de vibração. Podemos então começar a refletir sobre as novas formas de medicina que tomaram conta de nossas vidas nas últimas décadas, visto que nosso corpo, sendo matéria, é uma forma de manifestação da energia.

Podemos pensar o corpo a partir do paradigma einsteniano, que vê o universo como um sistema complexo interrelacionado com campos de energia mais sutis, que abrange também toda a anatomia humana, incluindo desde as células até o corpo humano como um todo.

Alguns tipos de terapias trabalham diretamente nesses sistemas energéticos, na tentativa de reequilibrar esses mesmos campos, regulando a fisiologia celular, levando o organismo àquilo que em terapia corporal chamamos de auto regulação. Nosso corpo possui um mecanismo natural, que quando auto regulado dissolve e elimina toda tensão nervosa e estresse.

É claro que esse mecanismo possui leis próprias, que estão relacionadas com o sentimento de prazer, contentamento e realização. E sendo assim, muitas vezes não conseguimos entrar em contato com sentimentos mais positivos, devido a recalques que podem ter sido originados em nossa infância, ou até mesmo no processo embrionário no útero materno.

É fundamental para qualquer ser humano um contato intenso e realizador com seu próprio corpo, dando a oportunidade ao sistema nervoso autônomo e ao organismo como um todo de auto regular-se, ou seja, dar vazão à energia estagnada que se acumula no interior do corpo, quando vivemos momentos ou fases significativas para a formação de doenças, sejam elas físicas ou psíquicas.

Não esquecendo do pressuposto que todos nós somos sistemas energéticos dinâmicos, podemos começar a refletir sobre a necessidade do casamento da medicina tradicional newtoniana com os métodos de cura chamados alternativos. A anatomia humana é um mecanismo biológico, mas sua vida depende de uma força sutil, denominada energia ou força vital, criadora de sinergia, transformando o organismo humano em muito mais do que uma máquina que deve ser tratada por partes separadas. Podemos começar a refletir e compreender novos tipos de terapias e pontos de vista em relação à saúde e à doença.

Existe uma conexão e ligação, invisível para a maioria das pessoas, entre o corpo físico e as energias mais sutis do homem e do Universo. Assim como os pensamentos e os sentimentos, a própria consciência é uma manifestação da energia e se relaciona integralmente com as células de nosso corpo físico. Se pensarmos assim, podemos chegar à conclusão que os sentimentos, pensamentos e a consciência participam integralmente na criação da doença ou da saúde, seja essa física ou psíquica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário