A harmonia é uma das chaves do sucesso, da prosperidade e da riqueza. E o equilíbrio emocional em harmonia com o equilíbrio financeiro e espiritual que nos leva aprumados para frente e sempre em direção a riqueza.
A harmonia evita os sentimentos de inveja e de ressentimentos que temos com os outros e com nós mesmos. Não há nada mais eficaz para levar a gente para baixo ou para cima do que nós mesmos.
Muitas vezes criamos fantasmas, fruto de uma imaginação que começou com um ressentimento qualquer e foi alimentado por nossa imaginação, tornando-se um dragão que solta fogo pelas ventas.
Os ressentimentos mais tóxicos são os ressentimentos de nós mesmos, por não termos feito o melhor, ou por um pequeno fracasso ou um erro que cometemos. E trocamos assim a harmonia e a paz interior pela culpa e pela autopunição, quando na verdade deveríamos apenas aprender com o erro ou simplesmente corrigi-lo, mas nunca guardar ressentimentos.
Errar faz parte da aprendizagem tornado-nos mais ricos em experiências e menos pretensiosos, porque errar todos nós erramos.
Quanto a inveja podemos dizer que é um sentimento espontâneo, causado pela dor interior de ver alguém conquistando algo que nós desejamos muito conquistar e que por falta de técnica não conseguimos. Com isso comparamos pessoas diferentes com técnicas diferentes e encontramos assim resultados desencontrados, o suficiente para nos acovardarmos e criarmos um monte de ilusões como por exemplo: eu não consigo, ele é melhor, é muito difícil... colocando assim resistências em nossos caminhos e mais uma vez nos afastando da harmonia e do equilíbrio, deixando-nos mais próximos da depressão, da mágoa, do “isso é só para os outros” ou “devemos nos contentar com pouco”...
Com isso vem o sentimento de auto-proteção querendo nivelar tudo por baixo, querendo parar os outros ou até destruir o sucesso dos outros. Quando o correto é nos incentivarmos com o sucesso dos outros, aprendendo e crescendo com isso.
A inveja é o sentimento de que reflete a nossa pobreza de entusiasmo e auto-apoio, enquanto que o sucesso dos outros é o caminho que devemos seguir. Cultivar a pobreza da inveja é não acabar com a mesquinhez interior, é parar de crescer e de acreditar em si mesmo, é empobrecer dia a dia até chegar a depressão, aos calmantes, as drogas, a desarmonia...
Para SER rico é necessário alcançar a plenitude da harmonia, seja em si próprio evitando os ressentimentos e a inveja, como também, sendo atencioso com as pessoas que os cercam, permitindo-lhe o lazer e a paz interior, cuidando da sua espiritualidade, organizando suas finanças e previsões orçamentárias... SER rico é ser harmônico com tudo que o cerca.
Quem ganha sozinho na loteria mas não cultiva a harmonia com todas as pessoas coisas e fatos da vida, apenas ESTÁ rico financeiramente.
As pessoas que vivem em harmonia não se concentram no problema e sim na solução, com isso permitem que a prosperidade os encontrem. Percebem o óbvio, que se algo não está correto em nossas vida é porque cometemos sempre o mesmo erro e acabamos nos apegando a ele.
A harmonia é o caminho mais rápido para alcançarmos o êxtase e conseqüentemente a Onipresença, a Onisciência e a Onipotência, tornando-nos verdadeiramente ricos.
Aparentemente isso pode parecer pretensioso demais, mas na verdade é só isso que a vida quer de nós e da seguinte forma:
Na medida que alguém planeja o seu trabalho delegando tarefas aos outros, torna-se mais presente em cada setor de seu ambiente de trabalho, tendo assim mais tempo e mais disposição para a vida familiar.
Harmonizando-se com a família aumenta o amor próprio e para com os outros aumentando a auto-estima e o ânimo pela vida.
Tornando-se mais presente tanto no trabalho como na vida familiar, temos mais tempo e disposição para participar de outros eventos, tornando-se presente também na vida social. E assim podemos concluir que quem está presente em tudo que o cerca é Onipresente.
Quem planeja a vida conclui que pode muito mais do que imagina. Com um círculo de vida mais amplo percebe nos outros algo que nunca percebeu em si mesmo e começa a encontrar a imagem verdadeira em si e nas outras pessoas. Com isso não se aborrece facilmente, torna-se tolerante e consegue com mais facilidade tudo que o Universo sempre colocou a seu dispor. Percebe o sutil e pode tudo aquilo que é benéfico e útil e assim começa a perceber a Onipotência e a Onisciência em si e nos outros.
Para ser Onipresente basta estar presente em todos os lugares que necessitam de sua presença mas não necessariamente ao mesmo tempo e nem fisicamente.
Para ser Onipotente basta delegar poderes a todos que o cercam de acordo com a capacidade e competência de cada um.
Para ser Onisciente basta compartilhar o seu conhecimento com os outros pois assim estará presente em cada um de nós.
Para ser um empresário de sucesso é necessário ser um bom empreendedor e um bom administrador, não há empresário que se sustente no mercado sem a harmonia desses dois requisitos.
As vezes não mantemos a harmonia em nossa família apenas por que insistirmos em ser o pai ou a mãe de um filho já adulto, quando na verdade ele precisa apenas de um bom amigo ao controle paterno ou materno. Muitas vezes as pessoas precisam quebrar regras para abrir o coração. Hoje em dia a hierarquia familiar é mais horizontal que vertical, simplesmente porque os tempos mudaram e as pessoas precisam mais de atenção do que controle.
Quantas vezes evitamos um diálogo mas não evitamos a discussão? e quanto mais pobres ficamos por isso? Assim também ocorre em outras áreas de nossa vida e como uma coisa puxa a outra, cada vez que empobrecemos aqui ou ali, ficamos mais fracos e mais vulneráveis, e cada vez mais descrentes e mais depressivos.
Para alcançar a plenitude da harmonia basta apenas limpar todos os ressentimentos, acreditar em si próprio e no diálogo e principalmente querer ser totalmente rico.
Sobre a harmonia ser o caminho mais rápido para alcançarmos o êxtase e conseqüentemente a Onipresença, a Onisciência e a Onipotência,é a coisa mais certa que já ouvi e na qual pensei ainda hoje pela manhã. Não temos que pedir para sermos felizes, temos de procurar, o mais depressa possível, harmonizar-nos para entrar em comunhão com a porção da Presença divina em nós. Felicidade é consequência.
ResponderExcluirAbraço
Vânia
www.um-olhar-atento.blogspot.com.br