domingo, 18 de abril de 2010

Causa e Efeito


Você já parou para analisar com profundidade sobre as dificuldades que o cercam? Eu já! E descobri que todas as dificuldades que me cercavam eram apenas causas de uma resistência que eu criava, e acabava me acostumando com o efeito que ela projetava, as vezes até as defendia com verdade e alimentava essas falsas realidades.

Um dia eu resolvi mudar. Parei de dar importância as pressões e as emoções que não me traziam a felicidade plena e tranqüila. Se isso não era bom para mim ou para quem estava a minha volta, simplesmente eu deixei de acreditar. Com isso erradiquei a ansiedade interior, o que me tornou mais confiante e seguro. As coisas começaram a acontecer por que eu determinei e acreditei.

Comecei a pensar mais e a analisar mais os fatos. Foi assim que comecei a perceber que nunca houve nada de errado em minha vida, quando algo não saia como eu queria ou como eu precisava, era porque eu causava isso.

Comecei a perceber que cada pessoa dava uma importância diferente para cada coisa, muitas vezes o que era muito importante para mim não era tão importante para os outros. Comecei então a ouvir mais a mim do que aos outros.

Percebi então, que os outros também tinham suas razões, mas também outros pontos de vistas, ai então ao invés de querer impor o meu ponto de vista comecei a admirar nos outros suas descobertas, suas alternativas, suas vocações e quando menos esperava eu estava aplaudindo e admirando os outros, com isso eu podia escolher o que realmente era melhor para mim.

Quando os outros davam suas opiniões, queriam para mim o que era melhor para eles. Conclui então que ninguém poderia fazer outra pessoa feliz, pois a felicidade é individual, plena e igualmente distribuída para todos, podemos apenas proporciona-la, cabendo a cada um aceitar ou não, conforme suas vocações, necessidades, aceitações...

Percebi também que cada pessoa tem sua beleza, sua vaidade, seu objetivo e então não cabe a ninguém julgar as atitudes dos outros. Com isso estar certo ou errado é uma questão de momento e de tempo. Na medida que vamos adquirindo mais felicidade, vamos eliminando de nós aquilo que não nos serve ou que serviu em algum momento e hoje temos algo melhor para substituir.

Conforme fui analisando as pessoas, percebi que algumas atitudes ou pensamentos seguiam um padrão de causas e efeitos, como por exemplo: Nunca uma atitude de ansiedade obteve uma causa de sucesso mas todas as atitudes de autoconfiança e serenidade são realizadoras. Nunca um pensamento de pobreza, avareza, malandragem ou egoísmo tornou alguém mais rico ou mais belo, mas todos os de riquezas, de fartura ou de simpatia, sim. Nunca a baixa estima levou alguém para cima... Conclui então que as atitudes, as fantasias, os pensamentos... eram determinantes para isso ou para aquilo.

Eu tinha a verdade e com isso tudo ficou muito fácil e natural. Percebi então que todas as pessoas eram imagens verdadeiras de sucesso, de riqueza, de saúde, de felicidade, de realização, de prosperidade... mas cada um do seu modo. O que afastava as pessoas do sucesso pleno eram as resistências do tipo: - Isso eu não posso, Isso eu não consigo, eu não... eu não... ou então querer ser o outro, querer ser conduzido pelos outros, se anular em função dos outros... ou querer fazer os outros felizes, interferir na vida dos outros, mostrar para os outros que só você está certo... ou seja querer que os outros fossem você, ou o pior querer ser os outros. E isso é realmente impossível por que ninguém é melhor ou pior que alguém, cada um tem seu charme, seu esplendor, seu agir... isso é o que torna a humanidade diferente da robótica.

Hoje somos o efeito que causamos no passado mas também temos o poder de mudar tudo aqui e agora, ...ou assim que cansarmos de viver como estamos.

Não há limites para a imaginação ou para a felicidade, para criar é só imaginar e para ser feliz é não resistir em ser feliz.

Sendo saudável no pensar e no agir aproximamos as pessoas de nós. Querendo impor a nossa vontade em nome da nossa felicidade a custa da felicidade de outra pessoa afastamos essa pessoa de nós, com isso perdemos as pessoas mais próximas e assim nunca teremos sucesso. Por que felicidade se proporciona mas não se impõe.

Tentar ser feliz através do egoísmo, da trapaça, da intolerância... transforma boas intenções, boas oportunidades, ou uma pseudo felicidade em arrependimentos futuros, causada pela distância das pessoas ou da nossa mente social ou coletiva, isolando-nos de tudo e todos, até mesmo daqueles que foram nossos cúmplices ou parceiros, porque toda felicidade tem seu preço e é pago na mesma moeda que foi emprestada. Quem semeia a felicidade com carinho e honestidade colherá o amor, quem a semeia com ventos colherá tempestades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário